Pular para o conteúdo principal

TEXTO: Só podia ser no Brasil ?


Uma querida amiga, ajuda o pai em um comércio da família, lidando assim diretamente com o público. E sempre tem histórias para contar. Uma delas se encaixa perfeitamente na temática desse texto. Certa vez ela estava atendendo uma mulher que havia morado fora do Brasil. Minha amiga soube disso, pois ao atender a cliente a mesma não parava de fazer comentários acerca de quão bom e maravilhoso era o país onde ela havia morado e o quão inferior era o Brasil quando comparados. Daí na hora de efetuar o pagamento, escolheu pagar com cartão. O cartão foi recusado nas primeiras tentativas. A recusa do cartão irritou a cliente que atribuiu a culpa do imprevisto ao Brasil. Pois segundo ela no Brasil as coisas não prestam, nada evoluíra e o país era muita atrasado.  Após várias tentativas frustradas, o próximo passo foi ligar na operadora do cartão para saber qual era o problema, já que a cliente afirmava ter limite disponível. Pois bem, feita a ligação e descoberto o motivo, FALTA DE LIMITE DISPONÍVEL.
A tirinha está na integra porque é toda interessante mas cá está apenas pelo último quadrinho
É claro que qualquer um está sujeito a fazer confusão com as finanças e ter imprevistos com  o uso de cartões, sejam eles de débito ou crédito. Não foi a falta de limite da cliente que faz a história ser relevante para temática aqui abordada, e sim o fato de culpar o Brasil por problemas que nem são dele. É muito comum, ouvir brasileiros falando mau do brasil e dos brasileiros, como se não estivessem inclusos na mesma nacionalidade. Há um complexo de inferioridade e  baixa auto-estima relacionados a nacionalidade e pátria.

Somos um país emergente, temos muitos problemas relacionados a saúde, educação, má distribuição de renda... Talvez ainda fiquemos para trás no que diz respeito a tecnologia. O que me incomoda não é o senso critico que faz com que as pessoas enxerguem que o Brasil não é um país perfeito. E sim a FALTA de dele que faz com que comprem e propaguem a ideia de que  "no Brasil nada presta". Ou pior, quando num caso de corrupção, crime hediondo, desonestidade, mau de caráter... afirmam  que tais crimes e/ou problemas de caráter são tipicamente brasileiros. Como se falhas no caráter estivessem diretamente ligados a uma nacionalidade. E o mais terrível a nossa nacionalidade.

Na história usada para exemplificar a temática, mesmo se o problema fosse realmente técnico como alegara a cliente seria uma coisa que aconteceria em qualquer país e não um falha exclusiva do Brasil.  Nosso país tem sim muitos problemas, mas os outros países também, afinal o maior problema (é causa de todos os outros) está no ser humano, e não somente brasileiro.  Não somos a ovelha negra das Nações. Somos um país lindo com um grande potencial, que precisa de muitas coisas, dentre elas  mais crédito de seus nativos. Embora a "pátria que nos pariu" tenha muitas falhas ela mereça mais credibilidade. E essa credibilidade é merecida pelo Brasil e pelos brasileiros, até mesmo por aqueles que possuem a tal visão distorcida de que tudo de ruim que acontece "Só podia ser no Brasil mesmo".



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FILMINHO: Histórias Cruzadas (Título original The Help)

Amo filmes, embora seja apaixonada por suspense e terror, me identifico com os mais diversos gêneros. Drama está entre os meus preferidos, o problema é que já tenho vocação para o melodrama, "chorar largada", ser melindrosa mesmo, por isso costumo evitar o gênero. Não gosto de ir no cinema por inúmeros motivos, tais como se der vontade de sair você perde uma parte do filme, as pessoas não sei poque "cargas d'água" costumam interagir com o filme (como se estivessem em casa vendo TV com a família), sempre tem um fiozinho de ouro para ter uma comida com o saco barulhento, também costumam ter também casais muito quentes que não entendem que estão em público e etc.  Minha prima que carinhosamente chamo de Monstrinha me indicou um filme, que felizmente não estava mais no cinema. Vi de casa mesmo, o que já começa bem, tenho até mais boa vontade com o filme quando posso ver em casa.  O filme em questão é o  Histórias Cruzadas (título original The Help), é um d...

SE TOCA MENINA!

SE TOCA MENINA, sente-se da maneira que achar mais confortável. SE TOCA MENINA, seu corpo, suas regras! SE TOCA MENINA, Você não precisa ser mãe (essa não é sua  função no mundo). SE TOCA MENINA, se você for mãe, que seja por ESCOLHA sua. SE TOCA MENINA, não estar em um relacionamento não te torna uma "pessoa fracassada" (pessoa fracassada entre aspas, pois, por si só, considero essa expressão problemática, mas aqui cabe, transmite a mensagem). SE TOCA MENINA, Seu corpo não precisa ser igual aos das revistas. SE TOCA MENINA, Valorize suas particularidades. SE TOCA MENINA, Não deixe que seu corpo, sexualidade ou independência sejam demonizados. SE TOCA MENINA, Seu corpo, suas regras e seu prazer. Se toca menina, se toca menina, SE TOCA!!!

SÉRIE: Adorável psicose

" A vida é um tédio Dra. Frida. A vida é um filme do Leste Europeu, com uma trama minimalista e arrastada, dirigida por um cineastra aclamadíssimo, que eu não sei o nome, porque eu não sou culta o bastante. E no final da sessão, os pseudointelectuais discutem qual é o sentido do filme, o que o cineastra quis dizer. E o que ninguém sabe é que o cineasta não quis dizer nada, NADA Dr. Frida, ele tá é rindo da nossa cara, porque ele sabe que o filme é um saco e que não tem sentido nenhum. A vida é isso e eu quero o meu dinheiro de volta." O vídeo é um trecho do seriado "Adorável psicose", uma série brasileira e exibida pela Multi Show. Nela a protagonista Natalia  é uma jovem que acha dilemas em todos aspectos da sua vida, para ela o dia a dia é mais complicado do que para as outras pessoas. Por isso, ela decide procurar tratamento com  Dra. Frida (uma psicanalista que precisa de mais tratamento que seus pacientes). Os episódios em sua maioria, giram em ...