Alguns brasileiros implicam com filmes nacionais, mesmo que esse preconceito com nosso cinema esteja diminuindo ele ainda existe. Acho que é concretização do ditado "A grama do vizinho é sempre mais verde". E alguns de nos acaba por valorizar mais o cinema estrangeiro sem ao menos conhecer de verdade o cinema nacional. Já vi gente que desiste de assistir o filme quando descobre que é nacional.
Há uns dias atrás uma amiga me falou sobre o filme "Colegas", ela viu no cinema com o namorado, gostou bastante do filme e me indicou. Quando ela escolheu o filme encontrou uma certa resistência por parte do namorado que não queria ver o filme por ser nacional. Mas foi convencido por ela e por fim gostou bastante do filme. Pois bem, nesse final de semana aproveitei o tempinho chuvoso para ver esse filme.
O filme "Colegas" é sobre a aventura de quatro jovens portadores de síndrome de Down, eles fogem do instituto onde cresceram para que cada um realize seu grande sonho. Stallone (Ariel Goldenberg) quer ver o mar, Aninha (Rita Pook) quer se casar e Márcio (Breno Viola) quer voar. No instituto eles ajudam na videoteca então se inspiram nos vários filmes que assistiram para fugirem de lá. Eles roubam o carro do jardineiro (Lima Duarte) para que possam ir rumo a realização de seus sonhos e com uma arma de brinquedo fazem vários roubos no decorrer da trama.
O filme é bem leve, do tipo que dá para assistir com a família toda parece que te conquista despretensiosamente. A história tem narrador que é parte da trama o que dá uma perspectiva legal da trama. A fala dos personagens são falas de filmes famosos e isso se explica pela rotina de trabalho voluntário que ambos tinham na videoteca. Então é isso, colega é um bom filme e brasileiro.
O filme mostra sonhos que são atingidos de maneiras simples e a inocência dos personagens na busca dos seus sonhos. Em momento nenhum mostra os protagonistas como coitadinhos e isso é bem legal. Legal também a critica a mídia sensacionalista que noticia a fuga dos jovens e os roubos que eles fazem. Tem também muito Raul Seixas, pois eles são fãs dele, e o filme se passa na época em que ele estava vivo.
Algumas frases do filme:
" A vida é muito curta para ser pequena".
" A vida é muito curta para ser pequena".
" Há mais gente que desiste do que gente que fracassa".
" Se você quer que as pessoas pensem que você é inteligente, basta que concorde com elas".
Por fim uma boa história, um filme para se ver e indicar para os coleguinhas :D
Comentários
Postar um comentário