Pular para o conteúdo principal

FILMINHO: Colegas


Alguns brasileiros implicam com filmes nacionais, mesmo que esse preconceito com nosso cinema esteja diminuindo ele ainda existe. Acho que é concretização do ditado "A grama do vizinho é sempre mais verde". E alguns de nos acaba por valorizar mais o cinema estrangeiro sem ao menos conhecer de verdade o cinema nacional. Já vi gente que desiste de assistir o filme quando descobre que é nacional.

Há uns dias atrás uma amiga me falou sobre o filme "Colegas", ela viu no cinema com o namorado,  gostou bastante do filme e me indicou. Quando ela escolheu o filme encontrou uma certa resistência por parte do namorado que não queria ver o filme por ser nacional. Mas foi convencido por ela e por fim gostou bastante do filme. Pois bem, nesse final de semana aproveitei o tempinho chuvoso para ver esse filme.
                                     

O filme "Colegas" é sobre a aventura de quatro jovens portadores de síndrome de Down, eles fogem do instituto onde cresceram para que cada um realize seu grande sonho. Stallone (Ariel Goldenberg) quer ver o mar, Aninha (Rita Pook) quer se casar e Márcio (Breno Viola) quer voar. No instituto eles ajudam na videoteca então se inspiram nos vários filmes que assistiram para fugirem de lá. Eles roubam o carro do jardineiro (Lima Duarte) para que possam ir rumo a realização de seus sonhos e com uma arma de brinquedo fazem vários roubos no decorrer da trama.

O filme é bem leve, do tipo que dá para assistir com a família toda parece que te conquista despretensiosamente. A história tem narrador que é parte da trama o que dá uma perspectiva legal da trama. A fala dos personagens são falas de filmes famosos e isso se explica pela rotina de trabalho voluntário que ambos tinham na videoteca. Então é isso, colega é um bom filme e brasileiro.

O filme mostra sonhos que são atingidos de maneiras simples e a inocência dos personagens na busca dos seus sonhos. Em momento nenhum mostra os protagonistas como coitadinhos e isso é bem legal. Legal também a critica a mídia sensacionalista que noticia a fuga dos jovens e os roubos que eles fazem. Tem também muito Raul Seixas, pois eles são fãs dele, e o filme se passa na época em que ele estava vivo.

Algumas frases do filme:
" A vida é muito curta para ser pequena".
" Há mais gente que desiste do que gente que fracassa".
" Se você quer que as pessoas pensem que você é inteligente, basta que concorde com elas". 

Por fim uma boa história, um filme para se ver e indicar para os coleguinhas :D

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FILMINHO: Histórias Cruzadas (Título original The Help)

Amo filmes, embora seja apaixonada por suspense e terror, me identifico com os mais diversos gêneros. Drama está entre os meus preferidos, o problema é que já tenho vocação para o melodrama, "chorar largada", ser melindrosa mesmo, por isso costumo evitar o gênero. Não gosto de ir no cinema por inúmeros motivos, tais como se der vontade de sair você perde uma parte do filme, as pessoas não sei poque "cargas d'água" costumam interagir com o filme (como se estivessem em casa vendo TV com a família), sempre tem um fiozinho de ouro para ter uma comida com o saco barulhento, também costumam ter também casais muito quentes que não entendem que estão em público e etc.  Minha prima que carinhosamente chamo de Monstrinha me indicou um filme, que felizmente não estava mais no cinema. Vi de casa mesmo, o que já começa bem, tenho até mais boa vontade com o filme quando posso ver em casa.  O filme em questão é o  Histórias Cruzadas (título original The Help), é um d...

SE TOCA MENINA!

SE TOCA MENINA, sente-se da maneira que achar mais confortável. SE TOCA MENINA, seu corpo, suas regras! SE TOCA MENINA, Você não precisa ser mãe (essa não é sua  função no mundo). SE TOCA MENINA, se você for mãe, que seja por ESCOLHA sua. SE TOCA MENINA, não estar em um relacionamento não te torna uma "pessoa fracassada" (pessoa fracassada entre aspas, pois, por si só, considero essa expressão problemática, mas aqui cabe, transmite a mensagem). SE TOCA MENINA, Seu corpo não precisa ser igual aos das revistas. SE TOCA MENINA, Valorize suas particularidades. SE TOCA MENINA, Não deixe que seu corpo, sexualidade ou independência sejam demonizados. SE TOCA MENINA, Seu corpo, suas regras e seu prazer. Se toca menina, se toca menina, SE TOCA!!!

SÉRIE: Adorável psicose

" A vida é um tédio Dra. Frida. A vida é um filme do Leste Europeu, com uma trama minimalista e arrastada, dirigida por um cineastra aclamadíssimo, que eu não sei o nome, porque eu não sou culta o bastante. E no final da sessão, os pseudointelectuais discutem qual é o sentido do filme, o que o cineastra quis dizer. E o que ninguém sabe é que o cineasta não quis dizer nada, NADA Dr. Frida, ele tá é rindo da nossa cara, porque ele sabe que o filme é um saco e que não tem sentido nenhum. A vida é isso e eu quero o meu dinheiro de volta." O vídeo é um trecho do seriado "Adorável psicose", uma série brasileira e exibida pela Multi Show. Nela a protagonista Natalia  é uma jovem que acha dilemas em todos aspectos da sua vida, para ela o dia a dia é mais complicado do que para as outras pessoas. Por isso, ela decide procurar tratamento com  Dra. Frida (uma psicanalista que precisa de mais tratamento que seus pacientes). Os episódios em sua maioria, giram em ...