Estou me formando e resolvi entrar em crise justo agora, na reta final do curso, penúltimo semestre. Muito cansada de tudo, das aulinhas e até mesmo das pessoas que eu se quer conheço. Facebook desativado para estudar, mas a dedicação que era para ser destinada aos estudos veio para o blog ou para várias horas de sono. Mas vim falar de uma das poucas coisas que me trouxe alegria e me despertou real interesse na faculdade, a monografia. Muita gente fala que é difícil e que requer muito tempo e dedicação. Pois bem, já fiz a minha apresentei e tirei nota máxima
No meu curso o TCC é feito em dois semestres, no 8° e 9°, uma vantagem pois quem reprova ainda tem o 10° semestre para correr atrás, e não precisa ficar um período a mais na faculdade só para fazer o TCC. No primeiro semestre de TCC se faz o pré projeto e no segundo a monografia ou artigo cientifico o que preferir. Eu como indecisa que sou, fiz o pré projeto com um tema e na hora de fazer a monografia mudei o tema, ou seja, meu trabalho acabou sendo feito em um semestre, e não em dois.
A escolha do tema é a parte mais importante, e foi a escolha certa que fez com que a feitura do trabalho rendesse e não me estressasse. O tema é livre e tem basicamente apenas dois requisitos básicos, ser relacionado com a área da sua graduação e ter relevância social. O primeiro tema que escolhi era "Ineficiência do sistema punitivo brasileiro no tratamento aos psicopatas criminosos", escolhi por ter um grande interesse por filmes e livros que tratam sobre a psicopatia, e o quão interessante é uma "loucura" (as aspas pois psicopatas não são loucos) sensata e lúcida, mas desisti pois o tema era muito complexo e eu poderia acabar me enrolando por não ser gabaritada o suficiente.
Daí o primeiro tema era bem complexo, chegou uma hora que não conseguia desenvolver mais nada, e não encontrei coorientador para me direcionar. Resolvi então trocar de tema, e unir o útil ao agradável, sempre fui apaixonada por publicidade e amo crianças e o novo e definitivo tema foi: "Publicidade abusiva dirigida à crianças". Assisti vários documentários sobre o tema disponíveis no youtube mesmo, e tem bastante material e-books, material para ver on line mesmo, não precisei gastar com livros pois tem muito material disponível na internet (e eu não estou falando de pirataria).
RESUMINHO DO TEMA: Em meados do
século XX a publicidade assumiu papel suma importância no mundo capitalista, ela
pode ser considerada um fertilizante para o capitalismo, pois estimula o
consumo, vendendo não os produtos e sim a o sentimento de “felicidade” que
determinado produto proporcionaria.Publicidade não se
confunde com propaganda, publicidade possui finalidade comercial e propaganda
possui finalidade ideológica, ou seja, propagação de ideias, como por exemplo,
propaganda eleitoral obrigatória. A publicidade é regulada pelo Código Brasileiro de Autorregulamentação
Publicitária, o CONAR, mas essaautorregulamentaçãodeve,
pelo menos teoricamenteobedecer os princípios da publicidade estabelecidos pelo
Código de Defesa do Consumidor. Tais princípios disciplinam a publicidade e
elencam as práticas publicitárias ilícitas. São ilícitas a publicidade enganosa
e abusiva. As agências publicitárias e anunciantes devem obedecer os princípios
publicitários, caso não o façam serão punidas pelos excessos. As crianças como
hipossuficientes não possuem a mesma capacidade dos adultos para distinguir a
fantasia da realidade e assim filtrar a intenção persuasiva dos anúncios
comerciais, então não é seria ético direcionar anuncio a elas. Para muitos
estudiosos o Brasil não é eficiente em proteger suas crianças no que diz
respeito a publicidade. Com isso as crianças são o alvo principal das
publicidades, isso mesmo quando os produtos não são direcionados a elas, pois
as crianças do século XXI além de consumirem, influenciam o consumo de seus
pais.
Para compor a banca, o aluno convida um professor que recebe o nome de coorientador, caso o aluno não encontre um, a escolha do coorientador é feita pelo orientador, o professor de TCC. Eu convidei a professora que me deu aula de Direito do Consumidor, uma ótima professora e super gabaritada, além de ser uma simpatia. Por fim, fiz uns slides para direcionar minha defesa e no final foi sucesso, deu tudo certo.
Para compor a banca, o aluno convida um professor que recebe o nome de coorientador, caso o aluno não encontre um, a escolha do coorientador é feita pelo orientador, o professor de TCC. Eu convidei a professora que me deu aula de Direito do Consumidor, uma ótima professora e super gabaritada, além de ser uma simpatia. Por fim, fiz uns slides para direcionar minha defesa e no final foi sucesso, deu tudo certo.
Comentários
Postar um comentário