Pular para o conteúdo principal

FACULDADE: Monografia, sem estresse



Estou me formando e resolvi entrar em crise justo agora, na reta final do curso, penúltimo semestre. Muito cansada de tudo, das aulinhas e até mesmo das pessoas que eu se quer conheço. Facebook desativado para estudar, mas a dedicação que era para ser destinada aos estudos veio para o blog ou para várias horas de sono. Mas vim falar de uma das poucas coisas que me trouxe alegria e me despertou real interesse na faculdade, a monografia. Muita gente fala que é difícil e que requer muito tempo e dedicação. Pois bem, já fiz a minha apresentei e tirei nota máxima há séculos que não tirava um 10 . Não que essa nota vá fazer grande diferença no meu histórico ou currículo, mas é satisfatório e até motivacional. hahahaha

No meu curso o TCC é feito em dois semestres, no 8° e 9°, uma vantagem pois quem reprova ainda tem o 10° semestre para correr atrás, e não precisa ficar um período a mais na faculdade só para fazer o TCC. No primeiro semestre de TCC se faz o pré projeto e no segundo a monografia ou artigo cientifico o que preferir. Eu como indecisa que sou, fiz o pré projeto com um tema e na hora de fazer a monografia mudei o tema, ou seja, meu trabalho acabou sendo feito em um semestre, e não em dois.

A escolha do tema é a parte mais importante, e foi a escolha certa que fez com que a feitura do trabalho rendesse e não me estressasse. O tema é livre e tem basicamente apenas dois requisitos básicos, ser relacionado com a área da sua graduação e ter relevância social. O primeiro tema que escolhi era "Ineficiência do sistema punitivo brasileiro no tratamento aos psicopatas criminosos", escolhi por ter um grande interesse por filmes e livros que tratam sobre a psicopatia, e o quão interessante é uma "loucura"  (as aspas pois psicopatas não são loucos) sensata e lúcida, mas desisti pois o tema era muito complexo e eu poderia acabar me enrolando por não ser gabaritada o suficiente. 

Daí o primeiro tema era bem complexo, chegou uma hora que não conseguia desenvolver mais nada, e não encontrei coorientador para me direcionar. Resolvi então trocar de tema, e unir o útil ao agradável, sempre fui apaixonada por publicidade e amo crianças e o novo e definitivo tema foi: "Publicidade abusiva dirigida à crianças". Assisti vários documentários sobre o tema disponíveis no youtube mesmo, e tem bastante material e-books, material para ver on line mesmo, não precisei gastar com livros pois tem muito material disponível na internet (e eu não estou falando de pirataria).


RESUMINHO DO TEMA: Em meados do século XX a publicidade assumiu papel suma importância no mundo capitalista, ela pode ser considerada um fertilizante para o capitalismo, pois estimula o consumo, vendendo não os produtos e sim a o sentimento de “felicidade” que determinado produto proporcionaria.Publicidade não se confunde com propaganda, publicidade possui finalidade comercial e propaganda possui finalidade ideológica, ou seja, propagação de ideias, como por exemplo, propaganda eleitoral obrigatória. A publicidade é regulada pelo Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, o CONAR, mas essaautorregulamentaçãodeve, pelo menos teoricamenteobedecer os princípios da publicidade estabelecidos pelo Código de Defesa do Consumidor. Tais princípios disciplinam a publicidade e elencam as práticas publicitárias ilícitas. São ilícitas a publicidade enganosa e abusiva. As agências publicitárias e anunciantes devem obedecer os princípios publicitários, caso não o façam serão punidas pelos excessos. As crianças como hipossuficientes não possuem a mesma capacidade dos adultos para distinguir a fantasia da realidade e assim filtrar a intenção persuasiva dos anúncios comerciais, então não é seria ético direcionar anuncio a elas. Para muitos estudiosos o Brasil não é eficiente em proteger suas crianças no que diz respeito a publicidade. Com isso as crianças são o alvo principal das publicidades, isso mesmo quando os produtos não são direcionados a elas, pois as crianças do século XXI além de consumirem, influenciam o consumo de seus pais.

Para compor a banca, o aluno convida um professor que recebe o nome de coorientador, caso o aluno não encontre um, a escolha do coorientador é feita pelo orientador, o professor  de TCC. Eu convidei a professora que me deu aula de Direito do Consumidor, uma ótima professora e super gabaritada, além de ser uma simpatia. Por fim, fiz uns slides para direcionar minha defesa e no final foi sucesso, deu tudo certo.


Encontrei disponível na internet este material da UFRJ orientando a apresentação de monografia (me ajudou muito):  Defesa monografia



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FILMINHO: Histórias Cruzadas (Título original The Help)

Amo filmes, embora seja apaixonada por suspense e terror, me identifico com os mais diversos gêneros. Drama está entre os meus preferidos, o problema é que já tenho vocação para o melodrama, "chorar largada", ser melindrosa mesmo, por isso costumo evitar o gênero. Não gosto de ir no cinema por inúmeros motivos, tais como se der vontade de sair você perde uma parte do filme, as pessoas não sei poque "cargas d'água" costumam interagir com o filme (como se estivessem em casa vendo TV com a família), sempre tem um fiozinho de ouro para ter uma comida com o saco barulhento, também costumam ter também casais muito quentes que não entendem que estão em público e etc.  Minha prima que carinhosamente chamo de Monstrinha me indicou um filme, que felizmente não estava mais no cinema. Vi de casa mesmo, o que já começa bem, tenho até mais boa vontade com o filme quando posso ver em casa.  O filme em questão é o  Histórias Cruzadas (título original The Help), é um d...

SE TOCA MENINA!

SE TOCA MENINA, sente-se da maneira que achar mais confortável. SE TOCA MENINA, seu corpo, suas regras! SE TOCA MENINA, Você não precisa ser mãe (essa não é sua  função no mundo). SE TOCA MENINA, se você for mãe, que seja por ESCOLHA sua. SE TOCA MENINA, não estar em um relacionamento não te torna uma "pessoa fracassada" (pessoa fracassada entre aspas, pois, por si só, considero essa expressão problemática, mas aqui cabe, transmite a mensagem). SE TOCA MENINA, Seu corpo não precisa ser igual aos das revistas. SE TOCA MENINA, Valorize suas particularidades. SE TOCA MENINA, Não deixe que seu corpo, sexualidade ou independência sejam demonizados. SE TOCA MENINA, Seu corpo, suas regras e seu prazer. Se toca menina, se toca menina, SE TOCA!!!

SÉRIE: Adorável psicose

" A vida é um tédio Dra. Frida. A vida é um filme do Leste Europeu, com uma trama minimalista e arrastada, dirigida por um cineastra aclamadíssimo, que eu não sei o nome, porque eu não sou culta o bastante. E no final da sessão, os pseudointelectuais discutem qual é o sentido do filme, o que o cineastra quis dizer. E o que ninguém sabe é que o cineasta não quis dizer nada, NADA Dr. Frida, ele tá é rindo da nossa cara, porque ele sabe que o filme é um saco e que não tem sentido nenhum. A vida é isso e eu quero o meu dinheiro de volta." O vídeo é um trecho do seriado "Adorável psicose", uma série brasileira e exibida pela Multi Show. Nela a protagonista Natalia  é uma jovem que acha dilemas em todos aspectos da sua vida, para ela o dia a dia é mais complicado do que para as outras pessoas. Por isso, ela decide procurar tratamento com  Dra. Frida (uma psicanalista que precisa de mais tratamento que seus pacientes). Os episódios em sua maioria, giram em ...