Pular para o conteúdo principal

TEXTO: Nossa geração tem voz sim!

Eu cresci ouvindo isso: "Na nossa época a gente ia para rua, brigava pelo que a gente queria, tentava mudar o mundo". E no meio desse discurso sempre havia embutido um sermão direcionado a geração da qual faço parte , sermão que criticava o modo de vida individualista, muito focado em tecnologia e que aguentava tudo calado. Eu meio que, por algumas vezes comprava como correto esse discurso que tanto ouvia, e até pensava que seria melhor ter nascido em outra época. Durante o Regime Militar por exemplo, os jovens lutavam bastante pelo fim da ditadura.

Confesso que nunca fui "militante", na minha vida inteira participei de apenas uma manifestação o mais longe que chego da militancia é quando assino petições on line e ajudo a divulga-las.  Mas o  engajamento, a paixão de quem vai para rua, dá a cara a tapa tapa mesmo e de quem devia proteger  tentando mudar o que está errado muito me inspira e orgulha, pois ao contrário do que cresci ouvindo, a minha geração não é composta apenas por acomodados.

Recentemente a capital mais arborizada do pais, a minha querida terra do pequi, foi palco diversas manifestações contra o aumento abusivo da tarifa de ônibus. A galera, em sua maioria composta de estudantes foi para rua, brigar por uma tarifa mais justa. A tarifa aumentou mesmo assim, mesmo em meio, a diversas manifestações e logo depois da última manifestação terminar em quebradeira, vandalismo e cavalaria em cima de populares. Ainda assim, os manifestantes continuaram, a tarifa já tinha aumentado e as manifestações não pararam.
Cheguei a ouvir de gente que assim como eu depende de ônibus que as manifestações eram apenas arruaça que não ia adiantar de nada, como se a luta dos manifestantes fosse apenas uma palhaçada egoísta de quem não tem mais o que fazer e não uma luta nossa, uma luta do povo, que está cansado de aguentar tudo calado. 

No meio de tudo isso: manifestação; luta justa; vandalismo; policia cumprindo seu papel; policia DESCUMPRINDO o seu papel; gente que não sabe quanto a tarifa do ônibus custa, mas que tava se incomodando com a "arruaça" na rua; O movimento foi tomando grandes proporções o PROCON (Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor) propôs uma ação civil pública  contra  a CMTC que resultou em uma liminar CANCELANDO O REAJUSTE.

A história ainda não acabou, com certeza ainda vai render muita coisa. A única coisa que eu espero que não renda mais é violência, o argumento fica falho quando há violência utilizada para convencer.  Nossa geração tem voz sim! E sabe pelo que luta. Aqui em Goiânia dia 20 tem manifestação em defesa do transporte público,  contra o aumento da tarifa de ônibus e pelo passe livre, local: Praça do Bandeirante - Av. Goiás com Av. Anhanguera, Centro, horário: 17:00.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FILMINHO: Histórias Cruzadas (Título original The Help)

Amo filmes, embora seja apaixonada por suspense e terror, me identifico com os mais diversos gêneros. Drama está entre os meus preferidos, o problema é que já tenho vocação para o melodrama, "chorar largada", ser melindrosa mesmo, por isso costumo evitar o gênero. Não gosto de ir no cinema por inúmeros motivos, tais como se der vontade de sair você perde uma parte do filme, as pessoas não sei poque "cargas d'água" costumam interagir com o filme (como se estivessem em casa vendo TV com a família), sempre tem um fiozinho de ouro para ter uma comida com o saco barulhento, também costumam ter também casais muito quentes que não entendem que estão em público e etc.  Minha prima que carinhosamente chamo de Monstrinha me indicou um filme, que felizmente não estava mais no cinema. Vi de casa mesmo, o que já começa bem, tenho até mais boa vontade com o filme quando posso ver em casa.  O filme em questão é o  Histórias Cruzadas (título original The Help), é um d...

SE TOCA MENINA!

SE TOCA MENINA, sente-se da maneira que achar mais confortável. SE TOCA MENINA, seu corpo, suas regras! SE TOCA MENINA, Você não precisa ser mãe (essa não é sua  função no mundo). SE TOCA MENINA, se você for mãe, que seja por ESCOLHA sua. SE TOCA MENINA, não estar em um relacionamento não te torna uma "pessoa fracassada" (pessoa fracassada entre aspas, pois, por si só, considero essa expressão problemática, mas aqui cabe, transmite a mensagem). SE TOCA MENINA, Seu corpo não precisa ser igual aos das revistas. SE TOCA MENINA, Valorize suas particularidades. SE TOCA MENINA, Não deixe que seu corpo, sexualidade ou independência sejam demonizados. SE TOCA MENINA, Seu corpo, suas regras e seu prazer. Se toca menina, se toca menina, SE TOCA!!!

SÉRIE: Bones

Eu assisto Bones há um bom tempo, mas era como CSI, assistia sem ordem cronológica, na fox mesmo. A série é de investigação policial e em cada episódio tem um caso para ser resolvido, e tem personagens fixos também, que são aqueles encarregados de resolverem os casos. Mas há um bom tempo estava nos meus planos assistir do começo e em ordem, para entender melhor a história dos personagens principais que são bens interessantes. Daí agora nas férias, comecei a assistir. A série está na 8ª temporada e no Netflix tem disponível até a 6ª. A série gira em torno da Dra. Temperance Brennan (Emily Deschanel), uma antropóloga forense muito racional e pouco emotiva que trabalha no Instituto Jeffersonian. Temperance colabora com o Federal Bureau of Investigation (FBI) nas investigações de assassinato sempre que não é possível identificar a vítima, por o corpo está decomposto, carbonizado ou totalmente desfigurado. A especialidade da Dr. Brennnan são ossos, e além do trabalho no Jeffers...